
Dia Nacional da Colheta de Alimentos - 09 de Novembro de 2019.
Compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da Vida.
Quem participa?
Empresas e pessoas que apóiam o projeto com aportes financeiros e recursos, para cobrirem despesas com material de comunicação e organização do Dia da Coleta. Voluntários que disponibilizam seu tempo, organizam todo o gesto e realizam a coleta nos supermercados sob a orientação dos responsáveis do projeto. Supermercados que disponibilizam suas lojas com espaço físico e o acesso aos seus clientes no dia da Coleta.
Quem recebe os alimentos?
Os alimentos coletados em cada uma das cidades são doados a Bancos de Alimentos locais. Estas entidades atuam arrecadando e distribuindo alimentos a entidades cadastradas e acompanhadas por elas, de forma a evitar duplicidade da ação, má distribuição ou desperdício de alimentos.
Em cada cidade, um ou mais bancos participam, como o Prodal de Belo Horizonte e o Banco Municipal de Alimentos de Campinas. Em âmbito nacional, como nosso atual maior parceiro, temos o Programa Mesa Brasil do SESC.
Os alimentos são entregues aos Bancos de Alimentos no mesmo dia de realização da Coleta, em caixas lacradas e com rigoroso controle de transporte para evitar danos aos produtos arrecadados e/ou perdas. Em cada cidade, os Bancos promovem um diálogo e distribuição de acordo com o perfil e número de pessoas atendidas pelas instituições fins (asilos, creches, casas de acolhimento e entidades de assistência social). Os voluntários são convidados a participar desse processo, acompanhando o trabalho do Banco local.
Como acontece a Coleta?
O formato da Coleta é simples: no Dia Nacional da Coleta de Alimentos, voluntários convidam os clientes dos mercados participantes a adquirirem e doarem alimentos que serão encaminhados a um banco de alimentos, que os repassará a diversas entidades carentes.
Durante todo o ano, convidamos funcionários de empresas privadas e públicas, estudantes universitários, do ensino médio e fundamental, participantes de associações representativas, nossos amigos e familiares a participarem como voluntários.
Os voluntários podem atuar na Coleta de várias formas: convidando os clientes dos mercados a doarem, recebendo os alimentos dos clientes, controlando e estocando os alimentos doados ou transportando e entregando os alimentos aos bancos de alimentos.
Além disso, em cada cidade participante, os voluntários responsáveis convidam as redes de supermercados a aderirem à campanha, cedendo espaço em suas lojas para a realização da campanha.
Ao convidarmos os clientes dos supermercados a participarem da Coleta, entregamos uma lista pré-estabelecida de alimentos, que foi elaborada para melhor atender às necessidades dos programas nutricionais definidos pelas instituições beneficiárias, de forma a contribuir efetivamente para uma alimentação balanceada e evitando desperdícios. Em 2011 foi solicitada a doação de achocolatado, açúcar, arroz, enlatados (milho/ ervilha/ seleta/ sardinha), farinha milho/trigo/mandioca, feijão, leite em pó, macarrão, molho de tomate e óleo.